ressoa
projecto de arte e migração, concertos de música e palavra
2025


RESSOA junta músicos de diferentes contextos culturais, a viver nas regiões entre Lisboa e Fundão, para integrarem um processo criativo e colaborativo que combina a música e narrativas orais. De Fevereiro a Dezembro de 2025, os músicos desenvolverão workshops e um espectáculo que irá viajar pela linha de comboio, partilhando o seu conhecimento e diversidade de tradições com comunidades locais.

Entre os participantes e a equipa, encontram-se artistas de Portugal, Brasil, Argentina, Inglaterra, Colômbia, Irlanda, República Checa, Rússia, Ucrânia, Afeganistão, Irão e Guiné Bissau. O comboio é o símbolo do projeto, metáfora para os movimentos migratórios do grupo e elo de ligação entre as várias regiões do país.

mais informação aqui




direcção artística AIXA FIGINI direção musical FILIPE SOUSA palavra MATILDE REAL produção MICAELA GOMES comunicação e documentação MARIA KOPKE vídeo e fotografia CARLOS LOPES e LILY WINTER apoios FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN e FUNDAÇÃO LA CAIXA, CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO parcerias A MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO, CONSERVATÓRIO DE SANTARÉM, ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE CASTELO BRANCO, FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA, A BOTA